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PROJETO DE EXTENSÃO ARQUIPÉLAGO DE MEMÓRIAS: PANDEMIA E VIDA COTIDIANA DE PROFESSORES/PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ESTUDANTE, PAIS/MÃES DE ALUNOS (FAMÍLIAS)
Instituição Proponente: FE-UFG
Descrição: O projeto de extensão Arquipélago de Memórias tem como objetivo produzir um acervo digital de relatos orais dos mais distintos lugares do país acerca do momento histórico presente. Para tanto, está recolhendo relatos orais de professores, estudantes, pais/mães de alunos (famílias) envolvidos direta e indiretamente com a educação formal, a fim de formar uma cartografia da educação escolar, do trabalho docente e de suas respectivas interligações com a vida cotidiana durante a pandemia da Covid-19. O acervo com as memórias dos sujeitos formará uma espécie de “cápsula do tempo” como legado às gerações vindouras e somente será aberto para eventuais intervenções analíticas (tese, dissertação, TCC e outras) a partir do prazo mínimo de 48 (quarenta e oito) meses, contados do lançamento do projeto (julho de 2020). Idealizado pela Universidade Federal de Goiás e coordenado pela Profa. Dra. Valdeniza Maria Lopes da Barra (FE-UFG), o projeto estabelece uma ampla rede de colaboradores pelo Brasil. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem como representante local a Profa. Dra. Carolina Ribeiro Cardoso da Silva, que integra a equipe de pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE).
Membros do FOPPE envolvidos: Carolina Ribeiro Cardoso da Silva.
Instituição Proponente: UFSC
Descrição: O presente projeto de pesquisa objetiva aprofundar uma abordagem de alfabetização que contribua para o processo de humanização, tomando como base de análise as produções advindas de três autoras que se pautam principalmente no referencial teórico de Bakhtin e Vigotski, a saber: Ana Luiza Smolka, Cecília M. A. Goulart e Cláudia Maria Gontijo, que são consideradas expoentes no que diz respeito a uma compreensão de alfabetização que considera a linguagem como interação humana e como processo discursivo. A escolha por esses nomes é decorrente de pesquisa realizada anteriormente (2017-2021) intitulada O estado do conhecimento sobre a alfabetização nos grupos de pesquisa certificados no portal do conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológico (CNPq). As três autoras possuem uma produção importante que merece aprofundamento porque tendem a contribuir para o campo da formação de professoras alfabetizadoras em um sentido amplo do que seja a linguagem na constituição humana em uma abordagem discursiva e em contraposição a questões que se colocam no atual cenário brasileiro para as políticas de alfabetização. A proposta de tal projeto de pesquisa dialoga com a trajetória que temos feito ao longo da carreira, com trabalhos que vem sendo orientados tanto na graduação (Trabalhos de Conclusão de Curso e de Iniciação Científica), quanto na pós-graduação (Dissertações de mestrado), com publicações referentes à temática da formação da professora alfabetizadora e com disciplinas já lecionadas. Assim, apresentamos a seguir os objetivos e a metodologia que pretendemos desenvolver ao longo dos próximos dois anos e dois meses com dedicação de cinco horas semanais . Como objetivo geral indicamos: analisar as produções de livros e artigos de três autoras expoentes para uma abordagem discursiva de alfabetização (SMOLKA, GOULART e GONTIJO), tendo como recorte temporal 2000-2022. Como objetivos específicos, propomos: mapear as publicações das autoras em questão, no período escolhido; aprofundar os principais conceitos, princípios e orientações teórico-metodológicas relacionados a uma abordagem discursiva de alfabetização. A metodologia se pauta em pesquisa bibliográfica e, com base nos objetivos explicitados, pretende-se organizar levantamento das produções das três autoras em questão no que diz respeito a artigos em periódicos e livros publicados e organizados. Posteriormente, com as leituras das obras encontradas, aprofundar os principais conceitos, princípios e orientações teórico-metodológicas, na intenção de contribuir para as discussões em torno da temática da alfabetização em uma abordagem discursiva que possa se unir a outras tantas vozes/pesquisas que se põem na contracorrente da hegemonia que se quer instaurar com a Política Nacional da Alfabetização para o projeto de nação vigente.
Integrantes: Maria Aparecida Lapa de Aguiar – Coordenadora; Laura Luzietti Ribeiro – bolsista IC CNPq e integrante até Set-2022; Rafael Scheidt – bolsista IC CNPq e integrante de Set 2022 até Mar/ 2023 e Alice de Fátima Silva Velasco bolsista IC CNPq e integrante atual.
Membros do FOPPE envolvidos: Maria Aparecida Lapa de Aguiar – Coordenadora.
DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES – DIDAFOR