Artigos e Livros

2024

AGAPITO, J.; SIMIONATO, M. F.; HOBOLD, M. de S. (2024). Trajetórias cruzadas de vida, profissão e militância: o legado de Vera Lúcia Bazzo na Educação e na Formação de ProfessoresRevista Diálogo Educacional, v. 24, n. 80, p. 107-120, 2024.
GUESSER, S. Z. P.; HOBOLD, M. de S. Condições de trabalho de docentes na hora-atividade: tensões e vigilância da rede de ensino. Retratos da Escola, v. 18, n. 40, p. 135-154, 2024.
GUESSER, S. Z. P.; HOBOLD, M. de S. Estado do conhecimento: contributos para o desenvolvimento da formação continuada intercultural de professores/as. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–24, 2024.
GUESSER, S. Z. P. ; HOBOLD, M. de S. Pesquisa na Educação: reflexões acerca das condições para a formação continuada em stricto-sensu. Revista Educação em Páginas – REDUPA, v. 3, p. 1-18, 2024.

2023

BRANDT, A. G.; MAGALHÃES, N. R. S.; GUIZONI, V. de B. Currículo Interdisciplinar no Curso de Pedagogia por meio do objeto da Didática. In: SANTOS, A. R. de J.; ARAÚJO, J. F. de; CARDOSO, L. G. T., MARTINHO, G.; LOPES, C.; e VIEIRA Q. (Org.). Currículo como território a ser contestado: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1. ed. – Campinas, SP : Pontes Editores, 2023.

BRANDT, A. G. et alFormação continuada de professores da educação básica: necessidade do ressoar de uma reflexão crítica-emancipatóriaConcilium, v. 23, n. 7, p. 124–143, 2023.

BRANDT, A. G.; MARTIN-FRZNCHI, G. O de F.; MAGALHÃES, N. R. S. Formação de professoras/es e trabalho docente na pandemia: o que dizem os artigos científicos na área da EducaçãoColloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, v. 20, n. 1, 2023.

BRANDT, A. G.; HOBOLD, M. de S. Base nacional comum para formação de professores da Educação Básica (BNC-Formação): que concepção de formação de professores para o curso de Pedagogia? Revista Epistemologia e Práxis Educativa. Dossiê: Pedagogia e suas interfaces, v. 6, n. 1, p. 1-19, 2023.

DILLI, C. de O.; BRANDT, A. G.; GUIZONI, V. de B. A Didática no curso de licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense: contribuições para o aprender a ensinar. In: Anais do VII Colóquio Nacional e IV Colóquio Internacional ‘A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: Políticas, Histórias e Formação Docente. Natal, 2023.

MAGALHÃES, N. R. S.; DIAS , C. M. C. .; BRANDT , A. G. Educação Integral como concepção educacional: análise a partir dos Cadernos Pedagógicos do Programa Mais Educação. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 22, n. 47, p. 01–18, 2023.

ZOTTI, S. A.; HOELLER, S. A. O.; BRANDT, A. G. Processos educativos e formação de professores: produções do programa de pós-graduação stricto sensu em educação do Instituto Federal Catarinense. 1. ed. Blumenau: editora IFC, 2023, v. 1, 193 p .

2022

GUESSER, S. Z. P., & de HOBOLD, M. S. A hora-atividade como ação transformadora. In: SILVA, M. C. da R. F. (org.). Ciclo de debates: formação e arte nos processos políticos contemporâneos. 1. ed. Florianópolis, SC: Editora AAESC, 2022, p. 268-287.

GUESSER, S. Z. P.; HOBOLD, M. S. Constitucionalidade da hora-atividade e suas contribuições para a formação continuada dos(as) professores(as). Revista Profissão Docente, v. 22, n. 47, p. 01–25, 2022.

LAPA DE AGUIAR, Maria A.. Reflexões sobre a formação de professores: questões sempre presentes! Boletim GEPEM (Online), v. 81, p. 105-117, 2022.

SIGNORI, Z. M. M.; AGAPITO, J.; SOUZA, G. C. B. de; HOBOLD, M. S.. A formação de professores: em debate a unidade teoria e prática – a práxis. In: TROQUEZ, M. C. C.; SILVA, T. da; MILITÃO, A. N.. Educação, formação de professores e práticas educativas. 1. ed. Campo Grande, MS: Editora Oeste, 2022. p. 13-29.

2021

AGAPITO, J.; HOBOLD, M. S.. Contribuições de Paulo Freire para a Formação de Professores. In: TOZETTO, S. S.. Formação de professores: referenciais teóricos e metodológicos internacionais. InterSaberes, 2021. p. 347-364.

AGAPITO, J.; HOBOLD, M. de S. Casos de ensino nas pesquisas sobre formação de professores. Roteiro. Joaçaba, v. 46, jan./dez. 2021.

BRANDT, A. G. Base Nacional Comum Curricular para a formação de professores da Educação Básica (BNC-FORMAÇÃO): desafios e retrocessos. In: DIAS, K. de A. (Org.). Formação docente em perspectiva: políticas, proposições e práticas. 5. ed. Curitiba: Editora Bagai, 2021, v. 1, p. 36-51.

BRANDT, A. G.(Org.); MAGALHAES, N. R. S. (Org.); SILVA, F. L. G. R. (Org.). Didática e formação de professores: desafios e perspectivas da articulação entre teoria e prática. 1. ed. Curitiba: Editora Bagai, 2021. Volume II. 326p.

BRANDT, A. G.(Org.); MAGALHAES, N. R. S. (Org.); SILVA, F. L. G. R. (Org.). Didática e formação de professores: desafios e perspectivas da articulação entre teoria e prática. 1. ed. Curitiba: Editora Bagai, 2021. Volume I. 360p.

BRANDT, A. G.; PADILHA, P. S. da S.. Bullying. Educação e Políticas em Debate, v. 10, p. 855-882, 2021.

BRANDT, A. G.; OLIVEIRA, R. A. T. ; MARTINI, L. ; ZIMPEL, M. C. . Formação continuada e desenvolvimento profissional de professores nos Institutos Federais: uma abordagem para a construção da autonomia dos estudantesFalas Breves, v. 9, p. 19-29, 2021.

BRANDT, A.G.; HOBOLD, M. S.; FARIAS, I. M. S. . Curso de Pedagogia em cenário de (contra)reforma: Concepções de formação de professores em disputaFormação em Movimento, v. 3, p. 50-70, 2021.

BRANDT, A. G.; CARVALHO, F. S ; VANZUITA, A. . Formação e desenvolvimento profissional de professores em tempos da pandemia de Covid-19: falácia ou necessidade impelida?Revista Cocar (online), v. 15, p. 1-22, 2021.

DA SILVA, A. P. R.; AGAPITO, J. Mães-estudantes: a luta pelo direito à Educação. Monumenta – Revista de Estudos Interdisciplinares. Joinville, v. 2, n. 4, p. 125-151, jul./dez. 2021.

LAPA DE AGUIAR, Maria A.. Reverberações do PNAIC na formação docente da alfabetizadora. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 37, p. 207-224, 2021.

MAGALHAES, N. R. S.; BRANDT, A. G. ; MARTINI, L.. Formação continuada de professores: um caminho possível para a emancipação humana. Almanaque multidisciplinar de Pesquisa, v. 8, p. 198-214, 2021.

MORAIS, J. S. (Org.); CARVALHO, F. S (Org.); MAGALHAES, N. R. S.;  BRANDT, A. G. (Org.) . Compromissos, desafios e retrocessos das políticas públicas educacionais na formação e no desenvolvimento profissional. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. v. 1. 368p .

SIMIONATO, M. F.; HOBOLD, M. S. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores: padronizar para controlar? Revista Práxis Educacional, v. 17. n. 46, p. 72-88, jul./set. 2021.

2020

AGAPITO, J.; HOBOLD, M. de S.. Trabalho pedagógico com jogos digitais nas salas informatizadas: contribuições para a aprendizagem. In: ROMANOWSKI, J. P.; WUNSCH, L. P.; MENDES, A. A. P. Educação e tecnologias: desafios dos cenários de aprendizagem. 1. ed. Curitiba, PR: Bagai, 2020.

BRANDT, Andressa Graziele; HOBOLD, Márcia de Souza. Trajetórias do curso de Pedagogia no Brasil. 1. ed. Curitiba – PR: CRV, 2020. v. 1000. 344p.

HOBOLD, Márcia de Souza; FARIAS, Isabel M. Sabino. Didática e formação de professores: contributos para o desenvolvimento profissional docente no contexto das DCNs. Revista Cocar (online), v. 8, p. 102-125, 2020.

LAPA DE AGUIAR, Maria A.  Poeminhas para a vida em 5 atos. 1. ed. São Paulo: Peripécia/Pimenta Cultural, 2020.

LAPA DE AGUIAR, M. A.. A gestão e a organização do coletivo da escola. In: DANTAS, J. S.; TRICHES, J., DALMAGRO, S. L. (Orgs.). A Organização Escolar no processo formativo das Licenciaturas. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. P. 180-197.

SILVA, Carolina Ribeiro Cardoso da. Sentidos da publicização do mérito na escola primária republicana: reflexões a partir do acervo do Grupo Escolar Lauro Müller (Florianópolis/SC). In: NETO, Marcelo de Souza; ARAUJO; Francisco Antonio Machado (orgs.). História e memória de instituições escolares brasileiras. Parnaíba, PI: Acadêmica Editorial, 2020. p. 50-66.

SILVA, F. L. G. R. da; BRANDT, A. G. ; POSSAMAI, T.. Limites e possibilidades da integração curricular no Instituto Federal Catarinense: reflexões a partir da formação continuada de professoresColloquium Humanarum, v. 17, p. 145-157, 2020.

2019

BRANDT, Andressa Graziele; MAGALHÃES, Nadja R. S.; COSTA, Aline A. C.; LOHN, Luciana G.. A pesquisa etnográfica com crianças pequenas: aproximações teórico-metodológicas. In: Formação, Prática e Pesquisa em Educação 3. 1 ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 3, p. 62-71.

BRANDT, Andressa Graziele; HOBOLD, Márcia de Souza. A prática como componente curricular na disciplina Pesquisa e Processos Educativos do curso de Pedagogia. Educação & Formação, v. 4, p. 142-160, 2019.

BRANDT, Andressa Graziele; MARTINI, Lucas. A didática Freiriana na formação inicial de professores. Poíesis Pedagógica, v. 16, p. 67-81, 2019.

FRANCHI, Giovana Ofretorio de Oliveira Martin; HOBOLD, Márcia de Souza.  Pesquisas sobre formação de professores para a educação superior na anped (2011-2017). Devir Educação, v. 3, p. 53-74, 2019.

FURTADO, Anésia M. M.; LAPA DE AGUIAR, Maria A. A hora atividade: a conquista de um direito e seu contexto históricoHumanidades & Inovação, v. 6, p. 26-34, 2019.

HOBOLD, Márcia de Souza; SILVA, Valdicléa Machado da. Ações de formação continuada: percepções de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Práxis Educacional, v. 15, n. 31, p. 295-312, jan. 2019.

HOBOLD, Márcia de Souza; GLASENAPP, Dirlene. Acompanhamento e ações de apoio oferecidas aos professores iniciantes no contexto escolar. Roteiro, v. 44, p. 1-24, 2019.

LAPA DE AGUIAR, Maria A. Contribuições do PNAIC para a formação do/a professor/a alfabetizador/aRevista  Cocar (UEPA), v. 13, p. 577-597, 2019.

LAPA DE AGUIAR, Maria A.; HOBOLD, Márcia de S. Formação de professores: a concepção e o trabalho de professoras alfabetizadoras. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de; MOURA, Patrícia Almeida; HETKOWSKI, Tânia Maria (Orgs.). Práticas Inovadoras na Educação Básica: percursos de entrelaces e interfaces na escola pública. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. 1, p. 31-44.

MAGALHÃES, Nadja Regina Souza. A prática didática e pedagógica diante das políticas públicas de educação em tempo integral. In: MONTEIRO, Solange Aparecida de Souza (org.). Filosofia, Política, Educação, Direito e Sociedade 6. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, p. 74-79.

MAGALHÃES, Nadja Regina Souza; MORAIS, Joelson de Sousa; NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho do. Os impactos nas novas políticas curriculares na didática e profissionalidade de professores iniciantes. In: CAMPONES, Kelly Cristina (org.). Ensino e aprendizagem como unidade dialética. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, p. 332-343.

MAGALHÃES, Nadja Regina Sousa; BRANDT, Andressa Graziele; NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho do et al (orgs.) Pesquisas interdisciplinares sobre formação e práticas educativas nos contextos socioeducacional, saúde e direito. Fortaleza: Imprece, 2019.

2018

BRANDT, Andressa Graziele; NASCIMENTO, Franc-Lane Souza Carvalho do; MAGALHÃES, Nadja Regina Souza. Avaliação compartilhada entre professores formadores e estudantes dos cursos de licenciatura. Política e Gestão Educacional (online), v. 22, p. 507-523, 2018.

BRANDT, Andressa Graziele; HOBOLD, Márcia de Souza. Mudanças e continuidades dos marcos legais do curso de pedagogia no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, v. 5, p. e019027, 2018.

BRANDT, Andressa Graziele. A influência do campo curricular na formação docente. Sinergia (online), v. 19, p. 48-55, 2018.

BRANDT, Andressa Graziele; MIRANDA, Helen Parnes; MARX, Thamires. O estágio supervisionado em gestão: uma prática de ensino e de formação na perspectiva democrática. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, p. 1-20, 2018.

BRANDT, Andressa Graziele; SILVA, F. L. G. R. ; FERNANDES, S. R. S.; ARRUDA, K. W. S. A constituição dos saberes necessários ao exercício da docência na educação profissional, científica e tecnológica: um balanço das produções acadêmicas (2011 – 2016). Revista de estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 4, p. 38-55, 2018.

GOULART, Cecília M. A.; LAPA DE AGUIAR, Maria A. Relatos de sala de aula: análise em busca de compreensão da perspectiva discursiva de alfabetizaçãoPensares em Revista, v. 1, p. 9-27, 2018.

HOBOLD, Márcia de Souza; LIMA, Marília Bonelli. O PIBID como programa de inserção profissional na docência: dados dos egressos do programa. Olhar de Professor, Ponta Grossa, n. 21, p. 24-37, 2018.

HOBOLD, Márcia de Souza. Desenvolvimento profissional dos professores: aspectos conceituais e práticos. Práxis Educativa (UEPG. online), v. 13, p. 425-442, 2018.

HOBOLD, Márcia de Souza; GIORDAN, Miriane Zanetti; GABARDO, Claudia Valéria. Formação inicial e continuada: implicações para o exercício profissional de professores iniciantes. Revista Cocar (online), v. 12, p. 557-579, 2018.

MAGALHÃES, Nadja Regina Sousa; BRANDT, Andressa Graziele. A pesquisa no processo de formação e profissionalidade docente. In: CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira; COSTA, Maria Lemos da; SILVA, Rosimeyre Vieira da. A formação docente e a prática educativa: mediações pelos saberes da pesquisa. Teresina: EDUFPI, 2018, p. 123-144.

2017

HOBOLD, Márcia de Souza; ANDRÉ, Marli E. D. A.; GIORDAN, Miriane Zanetti. Professores iniciantes dos anos finais do ensino fundamental: indicação das necessidades formativas. Educação Teoria & Prática, Rio Claro, SP, vol. 27, n.55/ p. 308-326, Maio/Ago. 2017.

LAPA DE AGUIAR, M. A.; BRICHI, C. C.; ZAPATA, S. I.. Formação continuada para professores no Pacto Nacional pela Alfabetização: continuidades, rupturas e ressignificações. Cadernos CEDES, v. 37, p. 201-218, 2017.

SILVEIRA, E. (Org.); LAPA DE AGUIAR, M. A.  (Org.); PEDRALLI, R. (Org.). Alfabetização de crianças de 6 a 8 anos: relatos de experiência docente. Vol. 3. ISBN 9788594570086. 1. ed. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2017. v. III. 122p.

SILVEIRA, E. (Org.); LAPA DE AGUIAR, M. A.  (Org.); PEDRALLI, R. (Org.). Alfabetização de crianças de 6 a 8 anos: relatos de experiência docente. Vol. 4. ISBN 9788594570062. 1. ed. FLORIANOPOLIS: UFSC/CED/NUP, 2017. v. IV. 115p.

SILVEIRA, E. (Org.); LAPA DE AGUIAR, M. A.  (Org.); PEDRALLI, R. (Org.). Alfabetização de crianças de 6 a 8 anos: relatos de experiência docente. Vol. 5. ISBN: 9788594570079. 1. ed. FLORIANOPOLIS: UFSC/CED/NUP, 2017. v. V. 109 p.

2016

LAPA DE AGUIAR, M. A.; BORTOLOTTO, N.; LEMOS PELANDRÉ, N.. A alfabetização e o dialogismo: encontros com a palavra na vida. Perspectiva (UFSC), v. 33, p. 161, 2016.

LAPA DE AGUIAR, M. A.; BRICHI, C. C.; ZAPATA, S. I.. Reflexões Sobre a perspectiva de alfabetização e letramento presente nos relatórios de orientadores de estudo de um dos polos de formação do PNAIC em Santa Catarina. CRIAR EDUCAÇÃO. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. UNESC, v. II, p. 1-13-13, 2016.

LAPA DE AGUIAR, M. A.. A supervisão em um dos polos de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/ PNAIC (2013-2014) em Santa Catarina. In: SILVEIRA, E. (Org); BAZZO, J. L. S. (Org.); CHAGAS, L. M. M. (Org.); LAPA DE AGUIAR, M. A. (Org.); PEDRALLI, R. (Org.). Alfabetização na perspectiva do letramento: letras e números nas práticas sociais. 1º ed. Florianópolis: UFSC-CED-NUP, 2016, v. 1, p. 31-43.

FOLLADOR, D.; RANGINI DE SÁ, G.; SIQUEIRA, M. A.; LAPA DE AGUIAR, M. A.; BUEHRING, R. ; BRICHI, C. C.. O ensino da Matemática e da Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões a partir da formação do PNAIC. In: SILVEIRA, E. (Org); BAZZO, J. L. S. (Org.); CHAGAS, L. M. M. (Org.); LAPA DE AGUIAR, M. A. (Org.); PEDRALLI, R. (Org.). Alfabetização na perspectiva do letramento: letras e números nas práticas sociais. 1º ed. Florianópolis: UFSC-CED-NUP, 2016, UFSC-CED-NUP, 2016, v. 1, p. 335-348.

MAGALHÃES, Nadja Regina Souza; MORAIS, Joelson de Sousa; NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho do. A prática pedagógica diante das políticas públicas de educação em tempo integral: tecendo olhares. Teoria e Prática da Educação, v. 19, n. 2, p. 63-76, maio/ago. 2016.

SILVEIRA, E. (Org); BAZZO, J. L. S. (Org.); CHAGAS, L. M. M. (Org.); LAPA DE AGUIAR, M. A. (Org.) ; PEDRALLI, R. (Org.). Alfabetização na perspectiva do letramento: letras e números nas práticas sociais. ISBN: 9788594570017. 1. ed. FLORIANOPOLIS: UFSC-CED-NUP, 2016. 388p.

SILVEIRA, E. (Org); BAZZO, J. L. S. (Org.); CHAGAS, L. M. M. (Org.); LAPA DE AGUIAR, M. A. (Org.); PEDRALLI, R. (Org.). Alfabetização de crianças de 6 a 8 anos: relatos de experiência docente. Vol. 1. ISBN: 9788587103994. 1. ed. Florianópolis: UFSC-CED-NUP, 2016. v. 1. 98p.

SILVEIRA, E. (Org); BAZZO, J. L. S. (Org.); CHAGAS, L. M. M. (Org.); LAPA DE AGUIAR, M. A. (Org.); PEDRALLI, R. (Org.). Alfabetização de crianças de 6 a 8 anos: relatos de experiência docente. Vol. 2. ISBN: 9788594570000. 1. ed. FLORIANOPOLIS: UFSC-CED-NUP, 2016. v. 2. 118p.