Concluídas

PESQUISA COM PROFESSORES INICIANTES

UM ESTUDO SOBRE INDUÇÃO PROFISSIONAL

Instituições Envolvidas: UFSC – UFRJ – UECE

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Descrição: O estudo investigou como a indução entre pares mediada pelo fazer da pesquisa contribuiu para o agir e reagir de professores em relação às dificuldades que afetam a docência em seus primeiros anos de exercício profissional. Inscrito no campo da narrativa enquanto atividade (auto)biográfica, foi conduzido na perspectiva da pesquisa-formação como estratégia de indução profissional com professores da Educação Básica em situação de inserção profissional no contexto de redes públicas de ensino localizadas nos Estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Ceará. Por meio do estudo, objetivou-se fomentar o desenvolvimento de um processo de indução profissional baseado na investigação e no trabalho coletivo. O FOPPE atuou com 10 pesquisadores, com a perspectiva de atuação em dois grupos de indução, um na cidade de Florianópolis e outro em Gaspar, ambos em Santa Catarina.

Membros do FOPPE envolvidos: Beatriz Vieira; Carolina Ribeiro Cardoso da Silva; Cristiane Antunes Espindola Zapelini; Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin Franchi; Gislaine Cristhiane Berri de Sousa; Juliana Priscila Gomes; Juliano Agapito; Lara Rodrigues Pereira; Márcia de Souza Hobold; Silvia Zimmermann Pereira Guesser; Zenira Maria Malacarne Signori.

Publicações:

PEREIRA, Lara Rodrigues. ; SILVA, Carolina Ribeiro Cardoso da; HOBOLD, Márcia de Souza. A narrativa (auto)biográfica na pesquisa de formação de professores: conceitos essenciais e possibilidades metodológicasRevista Cocar (online), v. 15, p. 1-14, 2021.

CRUZ, Giseli B.; FARIAS, Isabel M. S.; HOBOLD, Márcia de Souza. The action and reaction of beginning teachers: outlines of a research-education on induction. In: Amanda Oliveira Rabelo; Ana Maria Monteiro; Carlos Marcelo; Maria Amélia Reis; Paula Marcelo. (Org.). Ibero-american debates about beginning teachers and the teacher?s professional induction. 01 ed. São Paulo: Annablume Editora, 2023, v. 01, p. 381-403.

CRUZ, Giseli B.; FARIAS, Isabel M. S.; HOBOLD, Márcia de Souza. O agir e reagir de professores iniciantes na docêecia: contornos de uma pesquisa-formação sobre indução. In: Carlos Marcelo; Ana Maria Monteiro; Amanda Oliveira Rabelo; Paula Marcelo-Martinez; Maria Amélia Gomes de Souza Reis. (Org.). Programas de apoio e indução ao professor iniciante. 1ed.São Paulo: Annablume Editora, 2022, v. 0, p. 327-351.


PROCESSOS DE INDUÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES NA ESCOLA BÁSICA

Instituição Proponente: PUC-SP

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Descrição: O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver um Programa Interinstitucional de pesquisas com foco nos processos de indução para professores iniciantes da Educação Básica. Os objetivos específicos foram: criar condições e um ambiente propício para o desenvolvimento de processos colaborativos de investigação; articular conhecimentos produzidos em diferentes contextos sobre processos de indução aos professores iniciantes; fomentar o desenho e implementação de processos formativos voltados aos professores e formadores das escolas públicas e das secretarias de educação; fomentar a criação de parcerias entre universidade, escolas públicas e Secretarias Municipais de Educação para proposição de programas de indução; incrementar a formação de pesquisadores centrada na temáticas dos processos de indução e propor indicativos para a constituição de Programas e Políticas de Indução. Este projeto, de caráter interinstitucional, reuniu 10 subprojetos, que foram desenvolvidos por pesquisadores de 13 Instituições de Educação Superior (IES), em diferentes contextos (diferentes municípios de diferentes estados do país), na perspectiva da pesquisa colaborativa.

Membros do FOPPE envolvidos: Juliano Agapito; Márcia de Souza Hobold.

Publicações:

CRUZ, Giseli Barreto da; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; HOBOLD, Márcia de Souza. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 14, p. 4149114-15, 2020.


BALANÇO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DIDÁTICA NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Instituição: UFSC/FOPPE

Descrição: O estudo foi desenvolvido com base na seguinte problemática: como se configuram os campos da Formação de Professores e da Didática nas pesquisas produzidas nas teses e dissertações defendidas no PPGE/UFSC? Estabeleceu-se como objetivo geral: mapear as teses e dissertações em torno da Formação de Professores e Didática produzidas no PPGE/UFSC, desde sua criação (1984) até o ano de 2018. Em decorrência deste propósito, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: i) classificar por categorias os resumos das teses e dissertações identificadas a respeito das temáticas Formação de Professores e Didática no PPGE/UFSC; ii) identificar os temas recorrentes e as lacunas de pesquisa relacionadas, especificamente, à Formação de Professores e ao campo da Didática. A pesquisa teve resultados seus resultados, parciais e finais, apresentados em eventos como o EDUCERE (2019) e a ANPEd Sul (2020/2021).

Membros do FOPPE envolvidos: Todos os integrantes do grupo, no período entre 2018 e 2019.

Publicações:

HOBOLD, Márcia de Souza; AGAPITO, Juliano. Grupo de Estudos e Pesquisas – Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE): um estudo sobre as produções acadêmicas do PPGE/UFSC. In: IV Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil, 2021, Brasília. Anais do Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil. Digital: Even3, 2021. v. 1. p. 1-12.

AGAPITO, Juliano. Pesquisas e Prática na Formação de Professores: Desafios e Possibilidades. In: XX ENDIPE, 2020, Rio de Janeiro (virtual). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com formação docente. Rio de Janeiro: Faperj; CNPq; Capes; DPEtAlii – ISBN 9786589060086, 2020. v. 1. p. 3377-3387.

AGAPITO, Juliano. BRANDT, Andressa. G. ; MAGALHAES, Nadja. R. S. . Balanço das produções acadêmicas sobre Formação de Professores e Didática no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. In: XIV Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2019, Curitiba/PR. Anais Eletrônicos do XIV Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba – ISSN 2176-1396: Editora Universitária Champagnat, 2019. p. 4792-4795.

AGAPITO, Juliano; HOBOLD, Márcia de Souza; AGUIAR, Maria Aparecida Lapa. Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino. In: III Seminário de Pesquisa em Educação – SEPEDUC, 2019, Joinville. Anais do III Seminário de Pesquisa em Educação – SEPEDUC. Joinville: ACE/FGG, 2019. p. 11-11.