CRONOGRAMA

CRONOGRAMA 2024

DATA

ATIVIDADE

20/03
  • Reunião de planejamento do ano.
  • Delineamento da pesquisa coletiva do grupo (2024).
17/04
22/05
19/06
Julho Recesso
21/08
18/09
16/10
27/11

 

CRONOGRAMA 2023
DATA ATIVIDADE
15/03
  • Políticas educacionais no Brasil.
  • Discussão do texto Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar (LIBÂNEO,2016). link disponível no Banco de Referências.
12/04
  • Encontro remarcado para 14/06.
17/05
  • Alfabetização e políticas educacionais: pautas da ABALF em debate.
  • Participação do professor Dr. Lourival José Martins Filho (FAED/UDESC).
14/06
  • Políticas de Formação de Professores.
  • Discussão dos seguintes textos:
    • Apresentação (EVANGELISTA e SEKI) e Capítulo 1 (SHIROMA et al) do livro Formação de Professores no Brasil: leituras a contrapelo (EVANGELISTA e SEKI, 2017).
    • Artigo: Educação para o alívio da pobreza: novo tópico na agenda global (EVANGELISTA e SHIROMA, 2006).
  • Links disponíveis no Banco de Referências.
  •  Participação da professora Dra. Eneida Oto Shiroma (CED/UFSC).
Julho Recesso
16/08
  •  “A tese parece um filme: reflexões sobre pesquisa e escrita acadêmica.
  • Participação da professora Dra. Lara Rodrigues Pereira (CED/UFSC).
13/09
  • Casos de ensino na formação de professores: da epistemologia da prática à epistemologia da práxis.
  • Participação do professor Dr. Juliano Agapito.
18/10
  • Estudo – Documentos da Conferência Nacional da Educação (CONAE).
22/11
  • Permanência e Êxito em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica: Concepções de Professores e Estudantes.
  • Participação da Dra. Gislaine Cristhiane Berri de Souza.

 

CRONOGRAMA 2022
DATA ATIVIDADE
16/03
  • Café com Paulo Freire.
  • Participação da professora Dra. Liana Borges.
13/04
  • Andanças, redes de contato e experiência com o Café com Paulo Freire.
  • Participação da professora Dra. Inez Helena Muniz Garcia.
18/05
  •  “A justa medida do progresso dos alunos”: avaliação escolar em manuais de pedagogia (segunda metade do século XIX).
  • Participação da professora Dra. Carolina Ribeiro Cardoso da Silva.
15/06
  • Contribuições do pensamento de Paulo Freire para a formação de professores e para as práticas de ensino.
  • Participação do professor Dr. Afonso Scocuglia.
Julho Recesso
24/08
  • Formação inicial de professores a partir de seu percurso histórico e das recentes propostas de reformulação do curso de Pedagogia.
  • Participação da professora Dra. Andressa Graziele Brandt (IFC).
14/09
  • Relato de experiência – doutorado sanduíche – Universidade do Porto (Portugal).
  • Participação da doutoranda Zenira Signori.
26/10
  • A constituição da aprendizagem docente na Educação Profissional e Tecnológica: desafios e dilemas.
  • Participação da Dra. Cristiane Antunes Espíndola.
23/11
  •  Relato de experiência – estágio de pós-doutoramento (UFSC).
  • Participação da Dra. Margareth Fadanelli Simionato.

 

CRONOGRAMA 2021
DATA ATIVIDADE
17/03
  • Apresentação da pesquisa coletiva realizada pelos-/as pesquisadores/as do FOPPE (responsáveis: Andressa, Nadja e Juliano)
  • Apresentação do projeto de pesquisa da Margareth (pós-doutoramento)
14/04
  • Diálogo sobre a política educacional na África, em termos nacionais e regionais.
  • Interlocução:
    • Gilson Menuel – PPGE/UFSC
    • Samora Caetano – PPGE/UFSC
19/05
  • Relações entre políticas globais e políticas curriculares nacionais nas políticas e de formação docente.
  • Interlocução: Dr. Álvaro Moreira Hypolito  – UFPel
16/06
  •  Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítico emancipadora.
  • Interlocução: Dra. Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva.
Julho Recesso
01/09
  • Grupo de Pesquisa EDUCAS: percurso, pesquisas e atuação na formação de pesquisadores em Educação.
  • Interlocução com a Profa. Isabel Sabino – UECE.
15/09
  • Paulo Freire e suas contribuições para a formação de professores.
  • Interlocução: Dra. Andréia Militão – UEMS-UFGD
27/10
  •  Reconfiguração do Estado e as Políticas de Educação no Brasil.
  • Palestra do professor Ricardo Antunes (IFCH/Unicamp) proferida na Sessão Especial (Mesa 1) da 40º Reunião Nacional da ANPEd.
17/11
  •  Interlocução: Dra. Carmen Diolinda da Silva Sanches Sampaio

 

CRONOGRAMA 2020
DATA ATIVIDADE
25/03
  • Encontro não realizado em função da Pandemia de COVID-19.
15/04
  • Encontro não realizado em função da Pandemia de COVID-19.
20/05
  • Encontro não realizado em função da Pandemia de COVID-19.
17/06
  • Encontro não realizado em função da Pandemia de COVID-19.
Julho Recesso
19/08
  • Discussão sobre a Resolução 02/2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).
  • Professor convidado Dr. Mauro Titton.
16/09
  • Análise da BNCC-Formação e da sua relação com a Pedagogia das Competências.
  • Professor convidado Dr. Mauro Titton.
14/10
  • Reforma do Ensino Médio, sua trajetória e propostas.
  • Professora convidada Dra. Monica Ribeiro da Silva
18/11
  • Conclusão das discussões dos capítulos finais do livro ‘ O Cotidiano e a História’ – Agnes Heller:
    • Cap. 5: Indivíduos e Comunidade;
    • Cap. 6: Sobre os papéis sociais;
    • Cap. 7: O lugar da Ética no Marxismo.
  • Encerramento.

 

CRONOGRAMA 2019
DATA ATIVIDADE
20/03 Pesquisa coletiva – Classificação das teses e dissertações do PPGE/UFSC.
24/04 Encontro de Estudos sobre o livro “O Cotidiano e a História” (Agnes Heller)

  • Notas sobre Agnes Heller
  • Valor e História
22/05 Pesquisa coletiva – Classificação das teses e dissertações do PPGE/UFSC.
19/06 Encontro de Estudos sobre o livro “O Cotidiano e a História” (Agnes Heller)

  • Estrutura da Vida Cotidiana
  • Sobre os Preconceitos
Julho Recesso
21/08 Pesquisa coletiva – Classificação das teses e dissertações do PPGE/UFSC.
25/09 Encontro de Estudos sobre o livro “O Cotidiano e a História” (Agnes Heller)

  • Indivíduo e Comunidade: uma Contraposição Real ou Aparente?
16/10 Pesquisa coletiva – Classificação das teses e dissertações do PPGE/UFSC.
20/11 Encontro de Estudos sobre o livro “O Cotidiano e a História” (Agnes Heller)

  • Sobre os Papéis Sociais
  • O Lugar da Ética no Marxismo
  • Encerramento

Encerramento 2019

 

CRONOGRAMA 2018
DATA ATIVIDADE
21/03
  • Apresentação inicial do grupo e definição das funções de organização das tarefas.
  • Participação da professora Dra. Vera Lúcia Bazzo – Apresentação de sua história, vinculada à trajetória de luta pela formação de professores, especialmente na UFSC e na ANFOPE.
18/04
  • Participação da professora Dra. Leda Scheibe – Diálogos acerca de sua história de pesquisadora e militante no campo da formação de professores.
  • Texto referência – SCHEIBE, Leda; BAZZO, Vera Lúcia. Formação de professores da educação básica no ensino superior: diretrizes curriculares pós 1996. Revista Internacional de Educação Superior. 2 (2), p. 241-256. 2016.
23/05 Estudo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores:

  • SCHEIBE, Leda; BAZZO, Vera Lúcia. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura no Brasil: da regulamentação aos Projetos Institucionais. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 4, n. 1, p. 15-36, jan./jun. 2013.
  • SCHEIBE, Leda; BAZZO, Vera Lúcia. Formação de professores da educação básica no ensino superior: diretrizes curriculares pós 1996. Revista Internacional de Educação Superior. 2 (2), p. 241-256. 2016.
27/06 Participação da professora Dra. Leda Scheibe a defesa da docência como base comum na formação do Curso de Pedagogia, diante do histórico movimento dos pesquisadores da ANFOPE.
Julho Recesso
29/08 Estudo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores:

  • SCHEIBE, Leda. Diretrizes curriculares para o curso de pedagogia: trajetória longa e inconclusa. Cadernos de Pesquisa [online]. 2007, vol. 37, n.130, p.43-62.
19/09 Encaminhamentos iniciais para a pesquisa sobre as temáticas de formação de professores e práticas de ensino (Didática) no PPGE da UFSC.
24/10 Estudo sobre a reforma do ensino médio:

  • KUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e escola: a flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educação e Sociedade. 2017, vol. 38, n. 139, p. 331-354.
21/11
  • Socialização do mapeamento inicial das teses e dissertações defendidas no PPGE/UFSC.
  • Definição dos encaminhamentos para análise e classificação dos resumos nas categorias formação de professores e didática.