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PROJETO DE EXTENSÃO ARQUIPÉLAGO DE MEMÓRIAS: PANDEMIA E VIDA COTIDIANA DE PROFESSORES/PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ESTUDANTE, PAIS/MÃES DE ALUNOS (FAMÍLIAS)

Instituição Proponente: FE-UFG

Descrição: O projeto de extensão Arquipélago de Memórias tem como objetivo produzir um acervo digital de relatos orais dos mais distintos lugares do país acerca do momento histórico presente. Para tanto, está recolhendo relatos orais de professores, estudantes, pais/mães de alunos (famílias) envolvidos direta e indiretamente com a educação formal, a fim de formar uma cartografia da educação escolar, do trabalho docente e de suas respectivas interligações com a vida cotidiana durante a pandemia da Covid-19. O acervo com as memórias dos sujeitos formará uma espécie de “cápsula do tempo” como legado às gerações vindouras e somente será aberto para eventuais intervenções analíticas (tese, dissertação, TCC e outras) a partir do prazo mínimo de 48 (quarenta e oito) meses, contados do lançamento do projeto (julho de 2020). Idealizado pela Universidade Federal de Goiás e coordenado pela Profa. Dra. Valdeniza Maria Lopes da Barra (FE-UFG), o projeto estabelece uma ampla rede de colaboradores pelo Brasil.  A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem como representante local a Profa. Dra.  Carolina Ribeiro Cardoso da Silva, que integra a equipe de pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE).

Membros do FOPPE envolvidos: Carolina Ribeiro Cardoso da Silva.


 APROFUNDAMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA A ALFABETIZAÇÃO EM UMA ABORDAGEM DISCURSIVA

Instituição Proponente: UFSC

Descrição: O presente projeto de pesquisa objetiva aprofundar uma abordagem de alfabetização que contribua para o processo de humanização, tomando como base de análise as produções advindas de três autoras que se pautam principalmente no referencial teórico de Bakhtin e Vigotski, a saber: Ana Luiza Smolka, Cecília M. A. Goulart e Cláudia Maria Gontijo, que são consideradas expoentes no que diz respeito a uma compreensão de alfabetização que considera a linguagem como interação humana e como processo discursivo. A escolha por esses nomes é decorrente de pesquisa realizada anteriormente (2017-2021) intitulada O estado do conhecimento sobre a alfabetização nos grupos de pesquisa certificados no portal do conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológico (CNPq). As três autoras possuem uma produção importante que merece aprofundamento porque tendem a contribuir para o campo da formação de professoras alfabetizadoras em um sentido amplo do que seja a linguagem na constituição humana em uma abordagem discursiva e em contraposição a questões que se colocam no atual cenário brasileiro para as políticas de alfabetização. A proposta de tal projeto de pesquisa dialoga com a trajetória que temos feito ao longo da carreira, com trabalhos que vem sendo orientados tanto na graduação (Trabalhos de Conclusão de Curso e de Iniciação Científica), quanto na pós-graduação (Dissertações de mestrado), com publicações referentes à temática da formação da professora alfabetizadora e com disciplinas já lecionadas. Assim, apresentamos a seguir os objetivos e a metodologia que pretendemos desenvolver ao longo dos próximos dois anos e dois meses com dedicação de cinco horas semanais . Como objetivo geral indicamos: analisar as produções de livros e artigos de três autoras expoentes para uma abordagem discursiva de alfabetização (SMOLKA, GOULART e GONTIJO), tendo como recorte temporal 2000-2022. Como objetivos específicos, propomos: mapear as publicações das autoras em questão, no período escolhido; aprofundar os principais conceitos, princípios e orientações teórico-metodológicas relacionados a uma abordagem discursiva de alfabetização. A metodologia se pauta em pesquisa bibliográfica e, com base nos objetivos explicitados, pretende-se organizar levantamento das produções das três autoras em questão no que diz respeito a artigos em periódicos e livros publicados e organizados. Posteriormente, com as leituras das obras encontradas, aprofundar os principais conceitos, princípios e orientações teórico-metodológicas, na intenção de contribuir para as discussões em torno da temática da alfabetização em uma abordagem discursiva que possa se unir a outras tantas vozes/pesquisas que se põem na contracorrente da hegemonia que se quer instaurar com a Política Nacional da Alfabetização para o projeto de nação vigente.

Integrantes: Maria Aparecida Lapa de Aguiar – Coordenadora; Laura Luzietti Ribeiro – bolsista IC CNPq e integrante  até Set-2022; Rafael Scheidt –   bolsista IC CNPq e integrante de Set 2022 até Mar/ 2023 e Alice de Fátima Silva Velasco  bolsista IC CNPq e integrante atual.

Membros do FOPPE envolvidos: Maria Aparecida Lapa de Aguiar – Coordenadora.


DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES – DIDAFOR

 Instituição Proponente: UFSC
 Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral dar continuidade às investigações voltadas para a formação de professores, inicial e /ou continuada, bem como para o campo de conhecimento da Didática e suas práticas de ensino. Como objetivos específicos: realizar pesquisas no campo da formação de professores, tanto inicial como continuada, seja na educação básica, ensino superior ou na educação profissional; conhecer as diferentes práticas de ensino, concernentes ao campo da Didática, aproximando-se do ensino consubstanciado pelo processo de aprendizagem; conhecer, mais especificamente, a condição dos docentes para a realização de seu trabalho nas diferentes modalidades e etapas da educação; e, propiciar espaços formativos aos pesquisadores interessados nestas duas temáticas, bem como publicizar resultados das investigações concernentes à Didática e à formação de professores. É um projeto que abarca as investigações afeitas às pesquisas da graduação, por meio dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) e bolsa de PIBIC CNPq, assim como as pesquisas do stricto sensu (PPGE/UFSC), por meio das orientações das pesquisas de dissertações ou de teses e pelas supervisões de pós-doutoramento.  Todas as pesquisas desenvolvidas neste projeto são de abordagem qualitativa e com os mais variados instrumentos de coleta de dados, centrando-se, mais especificamente, por meio de entrevistas, questionários, análise de documentos, narrativas orais, grupos de discussão etc. As investigações ocorrem tanto com foco no tempo presente quanto na perspectiva sócio-histórica. O processo de análise dos dados tem como pano de fundo a técnica de análise de conteúdo, tendo como referências centrais Bardin (1977) ou Franco (2003). Considera-se este projeto com um guarda-chuva, que abriga as pesquisas de dois eixos temáticos: formação de professores e práticas de ensino (Didática), vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE). Com as investigações realizadas neste projeto de pesquisa espera-se contribuir para o campo da formação de professores, com pesquisas específicas e de interesse dos orientandos da graduação e do stricto sensu, de forma que resultem em políticas de melhoria dos processos de formação de professores. Em relação às práticas de ensino considera-se extremamente relevante conhecer como se dá o trabalho dos professores , sendo a condição docente envolvida pelos aspectos das condições subjetivas (saberes, identidade, crenças, representações, modos de agir e de operar com o trabalho docente) e das condições objetivas (recursos materiais, plano de cargo e salário, carreira etc.), pouco investigadas na área da educação. Além do mais é um projeto que pode contribuir com a formação de pesquisadores, da graduação e do stricto sensu, proporcionar uma interatividade entre os integrantes do projeto de pesquisa, por meio de trocas e análises coletivas, estudos compartilhados, interlocução com pesquisadores de outras Universidades e socialização dos dados das investigações em eventos e periódicos da área da Educação.
 Membros do FOPPE envolvidos: Márcia de Souza Hobold – Coordenadora; Juliano Agapito; Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin Franchi; Zenira Maria Malacarne Signori; Gislaine CristhianeBerri de Sousa; Carolina Ribeiro Cardoso da Silva; Lara Rodrigues Pereira; Luis Gonzalez Bevacqua.