Sobre o FOPPE

SOBRE A HISTÓRIA DO FOPPE

O Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino – FOPPE começou a ser idealizado em 2017, pelas Professoras Doutoras Márcia de Souza Hobold, Zenilde Durli e Maria Aparecida Lapa de Aguiar, vinculadas ao Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O processo de afirmação do grupo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC do Centro de Ciências da Educação (CED) iniciou-se com um movimento de interlocução com pesquisadores da UFSC e de outras universidades que mostraram a necessidade de um grupo de pesquisa que tivesse como objetos centrais de estudo a Formação de Professores e as Práticas de Ensino (Didática). Tendo em vista a experiência destas três professoras pesquisadoras e o interesse nestes campos de estudo, foi-se elaborando os objetivos do FOPPE e sua forma de funcionamento. O cadastro do FOPPE na UFSC e na plataforma do diretório de pesquisa ocorreu no final de 2017.

O objetivo central do FOPPE é o de realizar pesquisas sobre a profissão docente, relacionadas principalmente a aspectos que circunscrevem processos de formação de professores, práticas de ensino (Didática), condições de trabalho, identidades e saberes docentes, currículos e suas implicações no trabalho dos professores, consubstanciados pelas multideterminações do contexto social.

As reuniões oficiais deste grupo de pesquisa iniciaram a partir de março de 2018. Duas professoras convidadas merecem destaque no início das reuniões do FOPPE: Professoras Doutoras Leda Scheibe e Vera Bazzo, que fizeram uma retrospectiva sobre o campo da formação de professores no Brasil, por meio da forte inserção que tiveram na Associação Nacional dos Profissionais da Educação – ANFOPE, bem como, na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd.

O FOPPE congrega professores do CED, de outras instituições de ensino superior, estudantes da pós-graduação (mestrado e doutorado), estudantes de iniciação científica (PIBIC), estudantes dos diferentes cursos de graduação da UFSC e do Instituto Federal Catarinense – IFC de Camboriú, professores das redes de ensino (municipal, estadual, federal e privada) que, juntos, estudam referências importantes destes dois campos de estudo, bem como, desenvolvem pesquisa coletivamente e realizam interlocução com outros pesquisadores de outros núcleos ou grupos de pesquisa.

O FOPPE é constituído por três linhas de pesquisa: (1) Formação e Condição de Trabalho dos Professores; (2) Políticas de Formação de Professores; (3) Práticas Educativas e Pedagógicas dos Professores; .

Desde 2018 as reuniões dos integrantes do FOPPE acontecem mensalmente, com cronograma sistematizado, sendo que as decisões de estudo e realização de pesquisa ocorrem de forma coletiva entre os membros do grupo que, atualmente, conta com mais de 20 participantes. Neste espaço de estudo e pesquisa socializam os eventos da área da Educação, as publicações dos membros e as notícias e estudos mais recentes e importantes para os pesquisadores que se interessam pelos campos da formação de professores e das práticas de ensino (Didática).