Referências
Artigos:
Casos de ensino nas pesquisas sobre formação de professores (AGAPITO e HOBOLD, 2021). Encontro do FOPPE de setembro/2023.
Educação para o alívio da pobreza: novo tópico na agenda global (EVANGELISTA e SHIROMA, 2006). Encontro do FOPPE de junho/2023.
Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar (LIBÂNEO, 2016). Encontro do FOPPE de março/2023.
Mudanças e continuidades dos marcos legais do curso de Pedagogia no Brasil (BRANDT e HOBOLD, 2019). Encontro do FOPPE de agosto/2022.
O que temos para historicizar, destacar e prospectar nos 100 anos de Paulo Freire? ((SCOCUGLIA, 2020). Encontro do FOPPE de junho/2022.
As reflexões curriculares de Paulo Freire (SCOCUGLIA, 2005). Encontro do FOPPE de junho/2022.
Manuais de Pedagogia como suportes de um currículo para formação de professores na segunda metade do século XIX (CARDOSO DA SILVA, 2020). Encontro do FOPPE de maio/2022.
Apontamentos sobre a formação de professores nos estudos e produções do grupo de pesquisa EDUCAS/UECE: percurso e perspectivas (FARIAS, RAMOS e PIMENTEL, 2018). Encontro do FOPPE de agosto/2021.
Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítica emancipadora (CURADO SILVA, 2018). Encontro do FOPPE de junho/2021.
BNCC, agenda global e formação docente (HYPOLITO, 2019). Encontro do FOPPE de maio/2021.
A BNCC da Reforma do Ensino Médio: o resgate de um empoeirado discurso. (SILVA, 2018). Encontro do FOPPE de outubro/2020.
Ampliação da obrigatoriedade escolar no Brasil: o que aconteceu com o Ensino Médio? (SILVA, 2020). Encontro do FOPPE de outubro/2020.
Reforma do Ensino Médio no contexto da medida provisória nº 746/2016: estado, currículo e disputas por hegemonia (SILVA & FERRETI, 2017). Encontro do FOPPE de outubro/2020.
O Centro de Ciências da Educação da UFSC: relatos de uma trajetória (SCHEIBE & BAZZO, 2016).
Diretrizes curriculares para o curso de pedagogia: trajetória longa e inconclusa (SCHEIBE, 2007).
Trabalho e escola: a flexibilização do Ensino Médio no contexto do Regime de Acumulação Flexível (KUENZER, 2017).
Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação (FREITAS, 2002).
Reformas internacionais da educação e formação de professores (MAUES, 2003).
Formação de professores: condições e problemas atuais (GATTI, 2016).
A formação dos docentes: o confronto necessário professor X academia (GATTI, 1992).
Livros:
Formação de professores no Brasil: leituras a contrapelo (EVANGELISTA e SEKI, 2017). Encontro do FOPPE de junho de 2023.
Didática e docência: aprendendo a profissão. 4º ed. (FARIAS, 2014).
Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítico-emancipadora (CURADO SILVA, 2018).
Teses e Dissertações:
“A memória de seus feitos palpita na alma nacional”: representações sobre história do Brasil em cinebiografias do Instituto Nacional de Cinema Educativo (décadas de 1930 e 1940). (PEREIRA, 2018, tese). Encontro do FOPPE de agosto/2023.
Resoluções:
Vídeos:
Páginas/Sites:
Grupo de Pesquisa: Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS).