Teses e Dissertações

AGAPITO, Juliano. A formação inicial de professores na perspectiva da educação inclusiva: um olhar para a diversidade. Dissertação de Mestrado. Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Orientadora: Dra. Sônia Maria Ribeiro. Joinville, 2013.

AGUIAR, M. Aparecida Lapa de. As múltiplas determinações na formação de professoras alfabetizadoras. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Orientadora: Dra. Nilcéa Lemos Pelandré. Florianópolis, 2007.

AGUIAR, M. Aparecida Lapa de. A relevância da linguagem para o desenvolvimento humano: contribuições da perspectiva vygotskiana para a educação. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, 1998.

BRANDT, Andressa Graziele. Programa de formação dos professores (de ensino básico, técnico e tecnológico): um estudo a partir das vozes dos educadores do IF catarinense – Campus Rio do Sul. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, 2014.

ESPÍNDOLA, Cristiane Antunes. A constituição da aprendizagem docente na Educação Profissional e Tecnológica: desafios e dilemas. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Orientadora: Dra. Márcia de Souza Hobold. Florianópolis, 2022.

KOCH, Camila Besen. Práticas pedagógicas para o processo de alfabetização: reflexões sobre o ensino de escrita e leitura em uma abordagem discursiva. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Orientadora: Dra. Maria Aparecida Lapa de Aguiar. Florianópolis, 2021.

FURTADO, Anésia Maria Martins. A organização da hora-atividade: desafios, contradições e possibilidades da profissão docente na Educação Infantil. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Orientadora: Dra. Maria Aparecida Lapa de Aguiar. Florianópolis, 2020.

GOMES, Juliana Priscila. Formação Continuada stricto sensu: Mestres e Doutores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Orientadora: Dra. Márcia de Souza Hobold. Florianópolis, 2020.

GUESSER, Silvia Zimmermann Pereira. Hora-atividade dos(as) professores(as) dos Anos Iniciais: contributos para a formação continuada. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Orientadora: Dra. Márcia de Souza Hobold. Florianópolis, 2020.

BRANDT, Andressa Graziele. Formação de Professores no Instituto Federal Catarinense: uma análise acerca do Curso de Pedagogia. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Orientadora: Dra. Márcia de Souza Hobold. Florianópolis, 2018.

PEREIRA, Lara Rodrigues. “A memória de seus feitos palpita na alma nacional”: representações sobre história do Brasil em cinebiografias do Instituto Nacional de Cinema Educativo (décadas de 1930 e 1940).Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Orientadora: Dra. Clarícia Otto. Florianópolis, 2018.

SILVA, Carolina Ribeiro Cardoso da. A Justa medida do progresso dos alunosavaliação escolar em manuais de pedagogia da segunda metade do século XIX. Tese de doutorado. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Orientadora: Dra. Vera Lucia Gaspar da Silva. Florianópolis, 2018.