Projeto de Extensão Arquipélago de Memórias
O projeto de extensão Arquipélago de Memórias tem como objetivo produzir um acervo digital de relatos orais dos mais distintos lugares do país acerca do momento histórico presente. Para tanto, está recolhendo relatos orais de professores, estudantes, pais/mães de alunos (famílias) envolvidos direta e indiretamente com a educação formal, a fim de formar uma cartografia da educação escolar, do trabalho docente e de suas respectivas interligações com a vida cotidiana durante a pandemia da Covid-19.
O acervo com as memórias dos sujeitos formará uma espécie de “cápsula do tempo” como legado às gerações vindouras e somente será aberto para eventuais intervenções analíticas (tese, dissertação, TCC e outras) a partir do prazo mínimo de 48 (quarenta e oito) meses, contados do lançamento do projeto (julho de 2020).
Idealizado pela Universidade Federal de Goiás e coordenado pela Profa. Dra. Valdeniza Maria Lopes da Barra (FE-UFG), o projeto estabelece uma ampla rede de colaboradores pelo Brasil. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem como representante local a Profa. Dra. Carolina Ribeiro Cardoso da Silva, que integra a equipe de pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE).
Como participar enviando seu relato?
A ideia é captar relatos orais, de até 5 minutos de duração, via plataforma WhatsApp. Ao entrar na página do projeto https://sites.google.com/ufg.br/arquipelagodememorias/in%C3%ADcio, você será apresentado à proposta e convidado a contribuir com a cápsula do tempo, de maneira simples e direta, através de um áudio dizendo seu nome (opcional), idade, sexo, estado civil, escolaridade, cidade/estado onde mora e contando como esse tempo de pandemia vem interferindo na sua vida cotidiana e na sua relação com a educação.