Encontro FOPPE – Junho 2023
A presença da professora Dra. Eneida Oto Shiroma no encontro do FOPPE, no mês de junho, foi muito relevante para subsidiar as discussões sobre a interlocução entre a Formação de Professores e o Trabalho Docente. Com uma base teórico metodológica de cunho marxista, promoveu a aproximação entre o Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho (GEPETO), vinculado à linha Trabalho, Educação e Política do PPGE da UFSC, e o FOPPE, contemplado na linha Sujeitos, Processos Educativos e Docência (SUPED).
Como subsídio para os estudos, foram utilizados dois materiais de referência, o artigo das professoras Eneida Shiroma e Olinda Evangelista, intitulado Educação para o Alívio da Pobreza: Novo Tópico na Agenda Global (2006), e o livro Leituras a Contrapelo (EVANGELISTA; SEKI, 2017). Ambos estão disponíveis no Banco de Referências, localizado no menu esquerdo da página.
Com suas colocações precisas, fundamentadas e envolventes, a professora Eneida contribuiu sobremaneira para a compreensão da relação entre Educação e os preceitos neoliberais de produtividade, qualidade e competitividade. Do mesmo modo, a síntese de estudos do grupo GEPETO, retratando o que denominaram como as 10 faces da tragédia docente (SHIROMA et al 2017 – primeiro capítulo do livro), propiciou um mapeamento significativo sobre fenômenos que impactam na formação, no trabalho e na atuação política dos docentes.
Dentre os conceitos abordados, tem-se como destaque: o professor reconvertido; o professor desqualificado; o professor avaliado; o professor aprendiz; o professor multifuncional; o professor responsabilizado; o professor massificado da EaD; o professor-instrumento; o professor violentado; e o professor pensante.
O FOPPE deixa aqui o reconhecimento e o agradecimento à professora Eneida Shiroma e aos colegas do grupo GEPETO pelo excelente trabalho que vêm realizando, há mais de 20 anos, assim como pela disposição em dialogar e contribuir com as discussões do grupo.